top of page

Imposto de Renda 2025: gastos com pets podem ser deduzidos?

  • Foto do escritor: Patrick Araujo
    Patrick Araujo
  • 1 de abr.
  • 1 min de leitura

Declaração já começou, e muitos contribuintes se perguntam se despesas com animais podem ser deduzidas


Imposto de Renda 2025: gastos com pets podem ser deduzidos? Entenda as regras | Foto: Adobe Stock
Imposto de Renda 2025: gastos com pets podem ser deduzidos? Entenda as regras | Foto: Adobe Stock


O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 começou no dia 17 de março e terminará em 30 de maio. Com isso, muitos contribuintes começam a se organizar para enviar suas informações à Receita Federal e tirar dúvidas sobre possíveis deduções. Entre os questionamentos frequentes, está a possibilidade de abater despesas com animais de estimação.


A possibilidade de deduzir despesas com pets no Imposto de Renda tem sido tema de debate no Congresso Nacional, mas, até o momento, a Receita Federal não aceita que gastos com clínicas veterinárias, creches para animais ou alimentação sejam abatidos na declaração.


Atualmente, o sistema tributário brasileiro só aceita a dedução de despesas médicas relacionadas ao próprio contribuinte e seus dependentes. Isso significa que, mesmo que um tutor tenha despesas elevadas com o tratamento de um animal de estimação, esses valores não podem ser descontados da base de cálculo do Imposto de Renda.


No entanto, projetos em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal propõem a inclusão dessas despesas entre os gastos passíveis de abatimento. As propostas preveem que despesas com atendimento veterinário e alimentação dos pets possam ser descontadas do imposto a pagar, assim como ocorre com as despesas médicas de humanos.



 

Comments


Compartilhe:

Compartilhar:

bottom of page