Javalis são abatidos no Paraná após aumento no número de animais, danos ao meio ambiente e risco às pessoas
- Redação Pet Mania
- 20 de mar.
- 2 min de leitura
Abate é feito por CACs, quando javali cai em armadilha. Câmeras instaladas em Londrina flagraram descontrole da população da espécie, que não é nativa do Brasil. Projeto é realizado pelo IAT

Javalis, mais conhecidos como porcos selvagens, estão sendo abatidos em Londrina, no norte do Paraná. O projeto realizado pelo Instituto Água e Terra (IAT) tem objetivo de controlar a população do animal, que não é nativo do Brasil.
De acordo com o instituto, a presença da espécie tem causado danos ao meio ambiente e risco às pessoas. A situação é monitorada desde 2019, quando a ONG Meio Ambiente Equilibrado (MAE) iniciou monitoramento com câmeras de segurança no parque Mata dos Godoy.
Um ano depois, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) também passou a analisar a situação na unidade de conservação.
Em entrevista à RPC, a gerente de biodiversidade do IAT, Patrícia Calderari, explicou que os javalis são nativos da Europa, Ásia e África. Entretanto, foram trazidos ao Brasil na década de 1970 para caça e consumo da carne.
"Pode passar algumas doenças para outras espécies, ter cruzamento com espécies nativas que vão gerar outras espécies e outros impactos. Também em nascentes, pisoteiam e mudam o curso [...]. São animais agressivos, ferozes, selvagens. Então, demonstram esse risco para o ser humano. Não é uma boa encontrar um javali no meio do mato", detalha Patrícia Calderari.

Como é feito o abate

Para atrair o javali até a armadilha, milho e sal são usados. Em seguida, o abate é feito por Colecionadores, Atiradores Desportivo e Caçadores (CACs) autorizados pelo Exército Brasileiro e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), conforme Decreto 11.615.
Segundo o IAT, o processo é feito de modo que o animal "não tenha sofrimento".
O descontrole populacional de javalis também causa preocupação em outros estados, como São Paulo.
Fonte: g1
Comments