O final feliz da onça-pintada Golias após polêmica sobre transferência para SC
- Redação Pet Mania
- 10 de abr.
- 2 min de leitura
Animal que era criado como pet no Amazonas enfrentaria longa e desgastante viagem até o Estado, mas agora ficará em um reduto de felinos

A onça-pintada criada como animal doméstico que seria transferida para Santa Catarina tem um novo lar. Golias vai morar no Instituto Nex, em Goiás, onde deve passar por recuperação para desenvolver os comportamentos selvagens esperados para a espécie. O animal iria para o Zoológico de Pomerode, mas uma forte mobilização na internet pedia que ele ficasse em um santuário de felinos.
Imagens compartilhadas nas redes sociais do Instituto Nex e do Ibama mostram Golias na casa nova. O espaço onde ele vai ficar inicialmente tem 150 metros quadrados, com direito a lago. A onça-pintada está com nove meses, saudável e pesando 34 quilos. A equipe do santuário se mostrou surpresa com o quão dócil é o animal e disse que deve levar tempo até ele entender que é um animal selvagem.
Uma equipe especializada vai cuidar de Golias e uma das primeiras missões é reduzir aos poucos o contato do animal com humanos. Por ter sido criado desde bebê por uma família no interior do Amazonas, ele gosta de ficar com pessoas e receber carinho. “Essa criança terá uma vida muito feliz e repleta de amor, cuidados e carinho”, escreveu o Instituto Nex no Instagram.
O santuário em Brasília acolhe atualmente 29 onças.
Relembre o caso
Um morador de Santo Antônio de Içá (AM) contou ter encontrado o filhote sozinho ainda bem pequeno no meio da mata. Para evitar que o animal morresse, disse o homem, ele decidiu levar a onça-pintada para casa. O bicho então ganhou nome, virou Golias, cresceu em meio à família, como um animal de estimação e, inclusive, brincava com as crianças da residência.
Conforme o tempo passou, o morador procurou órgãos ambientais para que ajudassem a encontrar um lar adequado para Golias, já que é de fato um animal selvagem e poderia acabar tendo algum comportamento agressivo. No começo deste ano, a onça-pintada foi recolhida pelo Ibama e levada inicialmente para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Manaus.
Lá, passou por exames clínicos, laboratoriais e teve dieta adequada para sua espécie e idade. Semanas depois, seguiu para o Cetas em Brasília, no Distrito Federal, onde foi acompanhado por equipe especializada 24 horas por dia, com monitoramento por câmeras e estímulos para recuperar os comportamentos naturais da espécie.
O Ibama anunciou que Golias iria então para o Zoológico de Pomerode. A escolha pelo local teria sido fruto de uma decisão conjunta entre o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap/ICMBio) e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab). Quando a notícia veio à tona, a família que criou Golias começou uma mobilização para evitar a transferência.
O pedido era para que o animal não fosse submetido a uma viagem tão longa sendo que há locais mais próximos com estrutura para recebê-lo. Na quinta-feira (3) veio um novo anúncio: Golias ficará no Instituto Nex. “A onça agora explora o novo recinto no santuário, em ótimas condições de saúde e desenvolvimento. A expectativa é que, futuramente, ele possa retornar à natureza”, disse o Ibama.
Fonte: NSC Total
Komentari