Coluna Psicologia & Pet
Cão auxilia idosa com Alzheimer
Por: Isabel Araujo
No Reddit, um usuário compartilhou: “Minha avó tem Alzheimer, e todos os dias ela conhece meu cachorro pela primeira vez e se apaixona por ele repetidamente.”

Foto: Reddit
A doença de Alzheimer é identificada por uma série de mudanças no cérebro que causam danos às células cerebrais.
Os sintomas da Doença de Alzheimer podem variar em intensidade e gravidade, mas geralmente incluem perda da memória. O esquecimento é um dos primeiros e mais característicos sintomas da doença. A pessoa pode ter dificuldade em se lembrar de informações recentes, nomes, eventos e detalhes do dia a dia.
Os idosos sentem uma enorme necessidade de receber demonstrações de afeto, como o toque, atenção e carinho, o contato com animais enfatiza o tato e o contato, além de exercitar habilidades cognitivas como a memória afetiva, ou seja, aquela despertada por algum fato que traz lembranças com certa ligação afetiva.
Na relação de amor e conexão com o pet, mesmo com a progressão da doença, permeiam-se sensações, emoções, palavras, imagens e posturas, o animal passa a ser um caminho pelo qual o idoso pode expressar de forma corporal e simbólica seus sentimentos, pensamentos e conceitos. Recordar vivências é o caminho da ressignificação da história pessoal presente.