
Lágrima Ácida
A Lágrima Ácida é caracterizada por manchas e secreções de coloração escura na região inferior dos olhos.
A chamada “lágrima ácida” é causada pelo acúmulo de secreções nos olhos dos cães. Esse excesso de líquido na pele do animal cria um ambiente constantemente úmido, favorecendo a proliferação de bactérias. Isso acaba gerando uma coloração escurecida — geralmente puxada para o marrom — e um odor desagradável ao redor dos olhos.
Causas
As origens da lágrima ácida são variadas. Entre os fatores possíveis estão a produção exagerada de lágrimas, falhas na drenagem ou absorção pelo ducto nasolacrimal, infecções oculares ou dentárias, irritações, traumas, alterações anatômicas das pálpebras e até uma alimentação inadequada, que pode desencadear inflamações no organismo do pet.
Apesar de haver variações no pH das lágrimas, elas costumam ser alcalinas, o que significa que, em geral, não têm potencial de causar feridas na pele dos cães. Embora tenha a palavra "ácida" no nome, essa lágrima não machuca a pele. Não é a composição da lágrima que causa os problemas.
Raças predispostas
Embora qualquer cão possa desenvolver a lágrima ácida, algumas raças têm uma predisposição maior, especialmente os cães braquicefálicos — os de focinho achatado — e os de pelagem clara. Isso porque eles possuem canais nasolacrimais mais curtos, o que dificulta a drenagem.
Entre essas raças estão poodle, lhasa apso, pequinês, maltês, pug, bulldog, shih tzu, entre outras.
Prevenção
A melhor forma de prevenir esse problema é mantendo a higiene adequada da área dos olhos. A limpeza deve ser feita, preferencialmente, duas vezes ao dia, com o uso de gaze e garantindo que a região fique seca. Também é essencial manter os pelos ao redor dos olhos limpos e bem aparados, para evitar o acúmulo de sujeiras e microrganismos. Além disso, uma dieta equilibrada contribui para a saúde geral do pet, ajudando a prevenir inflamações.
Tratamento
O tratamento deve sempre ser indicado por um médico-veterinário, de preferência especializado em oftalmologia veterinária. Com base em exames, o profissional poderá identificar a causa da condição e indicar o tratamento mais adequado ao seu cão.
Em relação à estética — como a redução ou eliminação das manchas —, é fundamental conversar com o veterinário antes de aplicar qualquer produto. O uso inadequado de cosméticos ou medicamentos pode provocar alergias, dermatites e outros problemas de pele. Nunca utilize medicamentos sem orientação profissional.